Exposição
virtual
Exposição
virtual
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
Exposições anteriores
Entre Palavras
e Imagens
Poesia Visual | módulo II
Concepção e coordenação
Daniel Rangel
Convidado
Walter Silveira
Público-alvo
Profissionais que atuam no sistema das artes visuais, artistas, estudantes, professores e pesquisadores.
Carga-horária
4 encontros, 8 horas de aula
Vagas
30 vagas
Datas e horário
8, 15, 22 e 29 de julho de 2021
quintas-feiras, das 19-21h
pela plataforma ZOOM
Valor
R$350,00
(ver descontos, condições e formas de pagamento no regulamento e ficha de inscrição)
Dúvidas e inscrições
Programa do curso
A poesia concreta brasileira é a temática central do curso Entre Palavras e Imagens, que está dividido em três módulos de quatro encontros cada um. O primeiro módulo abordou a relação histórica, de disputa e aproximação, entre poesia e artes visuais, retomando questões da antiguidade até a invenção da poesia concreta no Brasil. Este segundo módulo será focado no movimento da poesia concreta brasileira, suas vizinhanças, aproximações e ressonâncias, ocorridas entre os anos 1950 e 1960. O terceiro bloco abordará as principais influências e desdobramentos ocorridos na cena poética e artística do país, a partir da herança dos poetas concretos, entre os anos 1960 até o presente.
O curso prevê 4 encontros de duas horas cada:
Aula 1
-
Poesia concreta brasileira
-
Os poetas inventores
-
Principais conceitos
-
1ª Exposição Nacional de Arte Concreta
-
Plano piloto da poesia concreta
Aula 2
-
Herdeiros diretos da poesia concreta
-
os popcretosduchampianasApropriações
-
Ruptura ou continuação?
-
Neoconcretos
-
Poema processo
Aula 3
-
Livros de arte-poesia
-
Traduções intersemióticas: A poesia sai dos livros
Aula 4
Aula sobre “poética visual” com a participação do artista, videomaker e poeta Walter Silveira.
Sobre o ministrante e convidado
Daniel Rangel é mestre e doutorando em artes visuais pela ECA/USP, é curador e gestor cultural, com mais de 20 anos de experiência na área. Foi assistente do artista visual Tunga, diretor-assistente do Museu Arte Moderna da Bahia, diretor da Diretoria de Museus do Estado da Bahia, curador do espaço SOSO+ Cultura e diretor artístico do ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea, em São Paulo. Atualmente é pesquisador do Fórum Permanente, ligado ao IEA/USP, leciona disciplinas em cursos de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes e é sócio da empresa N+1 arte cultura, onde realiza exposições, publicações, eventos e programas artísticos e culturais. Dentre os diversos projetos curatoriais que realizou nos últimos anos, muitos giram em torno da temática abordada no curso, a exemplo de “Rever – Augusto de Campos”, exposição destaque em 2016 pela Revista Select; “Palavra em Movimento” de Arnaldo Antunes, ganhadora do prêmio APCA de melhor exposição de artes gráficas de 2015; a coletiva “Luzescrita”, que circulou por quatro regiões do país; e “Blackberry: Palavra e Imagem de Walter Silveira”, primeira individual do artista-poeta. Daniel foi organizador das publicações: “Afonso Tostes: entre a cidade e a natureza.” (Ed. Cobogó); “Ready Made in Brasil: a ressonância mórfica duchampiana no Brasil.” (Ed. N+1 Arte Cultura); “Luzescrita: poemas escritos com luz de Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira.” (Ed. N+1 Arte Cultura); e “Klaxon em Revista” (Ed. Cosac Naify/ICCo).
Walter Silveira (1955, São Paulo, SP) é graduado em Rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes-USP. Desde 1980, é profissional de televisão, diretor de conteúdo e programação, tendo trabalhado em diversas emissoras em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e em Brasília. Artista intermídia, realiza projetos autorais e experimentais em vídeo, poesia visuale performance desde o final dos anos 70. Desde 2013, com curadoria de Daniel Rangel, tem apresentado uma coletânea de seus trabalhos de poéticas visuais na exposição PALAVRA IMAGEM WALT B. BLACKBERRY, apresentada em São Paulo, Brasília e Curitiba. Atualmente vive em Brasilia, onde é diretor da rádio Cultura FM do Distrito Federal. Com Bené Fonteles e André Vallias organizou o catálogo multimídia interativo em homenagem aos 90anos do poeta August o de Campos: erratica.com.br/ac90.