Acervo
e Pesquisa

O nosso acervo está disponibilizado para consulta através do banco de dados do IAC. Você pode acessar online, documentos textuais, fotográficos, audiovisuais e sonoros, relacionados a vida e obra dos artistas.

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
willys_1982_frente.jpg
Willys de Castro no acervo

Artistas no acervo do IAC

Amilcar de Castro

Antonio Dias
Carmela Gross

Hermelindo Fiaminghi

Iole de Freitas​

Ivan Serpa

Jorge Wilheim

Lothar Charoux

Luiz Sacilotto

Rubem Ludolf

Sérvulo Esmeraldo

Sergio Camargo

Willys de Castro​

 

O Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea desenvolve desde 2004, inventários sumários de documentos textuais, registros das correspondências, notas, projetos, fotografias, bibliografia e outros itens dos documentos dos artistas pertencentes e pesquisados atualmente pelo Núcleo.

 

O Instituto de Arte Contemporânea disponibiliza, através do site e da plataforma digital do banco de dados, acesso aos acervos digitalizados para consulta e pesquisa remota.

As ferramentas digitais permitem que os consulentes realizem pesquisas no acervo e acessem o conteúdo e as informações catalogadas disponíveis, podendo também consultar as imagens digitalizadas. Pela interface online, pesquisadores de qualquer parte do mundo podem ter acesso ao banco de dados. Os arquivos e conteúdos digitais disponibilizados são facilitadores na pesquisa e acesso a informação e garantem também a preservação, segurança e o controle dos acervos físicos.

Além disso, o IAC está sempre em busca de manter-se atualizado, dessa forma, estamos aprimorando o nosso banco de dados na intenção de melhor atender ao público. Em breve todos poderão pesquisar em uma plataforma mais rápida, intuitiva e com acesso aos documentos do nosso acervo mais facilmente.

Processos museológicos do IAC

 

Marilucia Bottallo fala um pouco sobre os processos museológicos do Instituto de Arte Contemporânea e convida todos a conhecerem o banco de dados hospedado no site do IAC.

Acondicionamento do acervo do IAC

 

David Forelli, pesquisador do Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea, explica como funciona o acondicionamento dos documentos do acervo do Instituto.