Exposição
virtual
Exposição
virtual
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
Exposições anteriores
Hermelindo
Fiaminghi
São Paulo (SP), 1920
São Paulo (SP), 2004
Hermelindo Fiaminghi
posando com algumas
de suas obras ao fundo
s/d, Fundo Hermelindo Fiaminghi
Instituto de Arte Contemporânea
Hermelindo Fiaminghi nasceu em São Paulo em 1920. Tornou-se conhecido como pintor e desenhista, mas também atuou profissionalmente como publicitário, litógrafo e artista gráfico. Suas experiências profissionais, em todas essas áreas correlatas, influenciaram mutuamente sua pesquisa imagética. No Liceu de Artes e Ofícios, aluno entre 1936 e 1941, estudou com Waldemar da Costa. Trabalhou em várias empresas de publicidade e, também, na indústria gráfica. Participou das mudanças iniciadas pelos movimentos construtivos e aderiu ao Grupo Ruptura. Nesse âmbito, atuou junto aos poetas concretos, desenvolvendo o projeto gráfico de vários poemas.
Frequentou o atelier de Alfredo Volpi de 1959 a 1966. Junto com Cordeiro, Féjer, Mauricio Nogueira Lima e Décio Pignatari fundou o Atelier Livre do Brás em 1958. Ali desenvolveu a série virtuais que pode ser considerada como uma passagem de uma produção construtiva, vinculada aos pressupostos concretos, para uma pesquisa nas quais começa um trabalho de desconstrução, por meio do qual torna suas formas e o uso de cores e do espaço menos rígidas. Não é de se estranhar que, no ano seguinte, em 1959, ele tenha rompido com Waldemar Cordeiro, fundador e mentor do Grupo Ruptura.
A partir dos anos 1960, passa a nomear parte importante de sua produção com o uso adaptado do termo corluz. Nessa fase, utiliza retículas na forma de fotolitos e o offset por meio do sistema CMYK de cores no qual cada cor é impressa separadamente. Por outro lado, nessa mesma década, começa, também, a trabalhar com têmpera e, nela, da mesma forma, privilegia os estudos com a cor.
Ao longo dos anos 1980, Fiaminghi permite-se uma maior liberdade em relação à estrutura da tela e do papel e realiza suas séries de desretratos e despaisagens. Nessas, contudo, sua busca continua sendo a mesma: a luz tendo a cor como recurso.
Hermelindo Fiaminghi expôs em várias Bienais Internacionais de São Paulo, em exposições individuais e coletivas e sua obra faz parte de importantes coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior. Além disso, atuou como professor, júri e membro de conselhos. Faleceu em 2004 também na cidade de São Paulo e desde 2017, o Instituto de Arte Contemporânea abriga seu arquivo pessoal.
(Texto retirado da exposição Fiaminghi - Pensamentos Compostos com curadoria do Grupo Experimental do Instituto de Arte Contemporânea).
Para assistir
Hermelindo Fiaminghi
— 100 Anos (2020)
Produzido pelo Instituto de
Arte Contemporânea em comemoração aos 100 anos
do artista.
Com depoimentos de Marilucia
Bottallo, diretora técnica do IAC, e de Isabella Cabral, artista, pesquisadora e historiadora
de arte.
Obras
Corluz 8925, s/d, Hermelindo Fiaminghi
Fundo Hermelindo Fiaminghi - Instituto de Arte Contemporânea
Em 1958 Hermelindo Fiaminghi desenvolveu a série virtuais que pode ser considerada como uma passagem de uma produção construtiva, vinculada aos pressupostos concretos, para uma pesquisa nas quais começa um trabalho de desconstrução, por meio do qual torna suas formas e o uso de cores e do espaço menos rígidas. A partir dos anos 1960, passa a nomear parte importante de sua produção com o uso adaptado do termo corluz. Nessa fase, utiliza retículas na forma de fotolitos e o offset por meio do sistema CMYK de cores no qual cada cor é impressa separadamente. Por outro lado, nessa mesma década, começa, também, a trabalhar com têmpera e, nela, da mesma forma, privilegia os estudos com a cor.
Ao longo dos anos 1980, Fiaminghi permite-se uma maior liberdade em relação à estrutura da tela e do papel e realiza suas séries de desretratos e despaisagens. Nessas, contudo, sua busca continua sendo a mesma: a luz tendo a cor como recurso.
Hermelindo Fiaminghi
posando em frente à sua obra
s/d, Fundo Hermelindo Fiaminghi
Instituto de Arte Contemporânea
Cronologia
Tintas com diversos estudos de cores criados
por Hermelindo Fiaminghi em seu ateliê, s/d.
Fundo Hermelindo Fiaminghi - Instituto de Arte Contemporânea
Para assistir
Live: 100 anos de Hermelindo Fiaminghi (2020)
Marilucia Bottallo e Isabella Cabral conversam sobre a vida é a obra de Hermelindo Fiaminghi, em comemoração ao aniversário do artista, que neste dia 22 de outubro, completaria 100 anos de idade.
Exposições e prêmios
Sala expositiva com obras de Hermelindo Fiaminghi, s/d.
Fundo Hermelindo Fiaminghi - Instituto de Arte Contemporânea
Fiaminghi:
Pensamentos Compostos
Impregnada por um
vasto repertório visual
que o artista manipula
com inteligência, sua produção exige do
público um olhar ativo
e ativador de suas propostas.
Bibliografia
Diário Popular. Artigo sobre as retículas de Hermelindo Fiaminghi, 30/05/1986
Fundo Hermelindo Fiaminghi - Instituto de Arte Contemporânea