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Acervo
e Pesquisa

O nosso acervo está disponibilizado para consulta através do banco de dados do IAC. Você pode acessar online, documentos textuais, fotográficos, audiovisuais e sonoros, relacionados a vida e obra dos artistas.

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Lothar

Charoux

Viena (Austria) 1912
São Paulo (SP) 1987
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Lothar Charoux

Fotógrafo desconhecido

Sem data, Acervo Instituto de Arte Contempor:ânea — IAC

Lothar Charoux (Viena, 1912 – São Paulo, 1987) pertenceu ao grupo de pioneiros que em 1952 lançou em São Paulo o manifesto Ruptura, cujo verso vinha escrito em vermelho: A obra de arte não contém uma idéia, é ela mesma uma idéia. Ao negar a arte cópia da realidade em favor da arte concreta, esse postulado produziu um corte radical em relação à tradição figurativa. Na prática, a introdução dos princípios construtivos na arte brasileira constituiu uma revolução estética cujos efeitos chegam até nossos dias. Do campo restrito da arte, a estética construtivista se estendeu a produtos gráficos como jornais, revistas, cartazes, livros e etc. e ao design de móveis, luminárias e objetos utilitários em geral.

Charoux de dedicou-se à serigrafia em séries que ilustram muito bem as questões que o preocupavam. Pelo baixo custo unitário, era uma forma de democratizar a arte. Com a mesma intenção, criou objetos experimentais, que podem ser vistos como protótipos de edições que não aconteceram. A ideia era desenhar peças que pudessem ser produzidas industrialmente. Então nesse caso os objetos móveis, os cubos decorados, os triângulos componíveis, o relógio, o prato de metal gravado etc., além dos azulejos.

Sua criação sofreu as contingências de seu tempo e lugar. Um mercado de arte incipiente e ainda muito apegado a valores tradicionais e uma indústria pouco interessada em por em produção o design brasileiro, limitaram a expansão de sua arte. Charoux, porém, resistiu. No dizer de Mário Pedrosa, “esse artista concreto guarda da escola o rigor e a invenção; do artista em geral, sem qualquer escola, a sensibilidade da pessoa humana e autêntica, a despretensão, o humor’.

Texto de Maria Alice Milliet publicado pelo Instituto de Arte Contemporânea no catálogo de sua exposição Lothar Charoux. Razão e Sensibilidade, realizado em 2014.

Para assistir

Aula aberta

Lothar Charoux: um paradigma da arte brasileira do século XX (27/10/2022)


Em "Lothar Charoux: um paradigma da arte brasileira no século XX", João J. Spinelli aborda a obra e a trajetória de Lothar Charoux enquanto um modelo para a arte do século passado e como sua produção pode ser vista e estudada no contexto atual.

obras lothar

Obras

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Fotografia do ateliê na residência de Lothar Charoux, na qual estão registradas

diversas obras geométricas do artista, 1972. Fotógrafo desconhecido

Fundo Lothar Charoux — Instituto de Arte Contemporânea

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Para Charoux, mais que um ato de rebeldia, a adesão aos elementos fundantes do discurso prático – linha, forma, cor – veio a ser realização de uma vocação. Em sua obra, inicialmente expressionista, tudo se reduziu na arte puramente geométrica. Trabalhando na horizontal – com o papel sobre a prancheta, à maneira dos arquitetos – ele privilegiou o desenho feito à tinta nanquim ou guache sobre papel, traçado com tira-linhas. Com notável economia de meios, ele se exercitou na prospecção do espaço bidimensional, optando muito frequentemente pelo fundo negro e pela posição vertical do suporte. A exploração das possibilidades da linha sobre o plano resultou num repertório gráfico que se distingue pela elegância e pela leveza das soluções.

Categorias de trabalho
 

  • Desenhos

  • Pinturas

  • Estudos

  • Gravuras

Lothar Charoux

Fotógrafo desconhecido

Sem data, Acervo Instituto de Arte Contempor:ânea — IAC

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Cronologia

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Sérvulo Esmeraldo em seu ateliê
Fotógrafo desconhecido, déc.1970

Fundo Sérvulo Esmeraldo — Instituto de Arte Contemporânea

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Exposições e prêmios

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Lothar Charoux:

Razão e Sensibilidade

A exposição reuniu 75 peças com apresentação de algumas obras inéditas. São desenhos, pinturas, painéis, objetos, azulejos e até cartões de natal que compuseram o pensamento e o processo de Charoux.

Saiba mais

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Bibliografia

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Matéria do jornal "O Estado de São Paulo", sobre abertura da exposição

do artista Lothar Charoux, no museu de Arte Moderna de são Paulo, em 7 de maio de 1974.

Fundo Hermelindo Fiaminghi - Instituto de Arte Contemporânea

Para assistir

Diálogo Concreto – Kazmer Fejer e Lothar Charoux: virtualidades ópticas
(20/10/2020)


Galeria Berenice Arvani explora a produção artística no pós-guerra na exposição "Diálogo Concreto", traçando um panorama da carreira de Kazmer Fejer e Lothar Charoux. artísticas

FONTE DE PESQUISA

Banco de dados do Instituto de Arte Contemporânea — IAC
 


MILLIET, Maria Alice. Lothar Charoux: a poética da linha. São Paulo: Dan Galeria, 2005.

SANT’ANNA, Margarida. In: Lothar Charoux: razão e sensibilidade. Maria Alice Milliet (curadoria); Kevin Mathewson (tradução). São Paulo: Instituto de Arte Contemporânea – IAC, 2014.

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