Exposição
virtual
Exposição
virtual
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
Exposições anteriores
Ivan Serpa
documental
1923-2023
Curadoria
Hélio Márcio Dias Ferreira
Inauguração
31 ago 2023 > às 11h
Exposição
31 ago > 16 dez 2023
Horários de visitação
terça a sexta-feira
11h às 17h
sábados e feriados
11h às 16h
entrada gratuita
Local
O Instituto de Arte Contemporânea tem o papel de manter viva a memória de mestres como Serpa (1923-1973), exibindo partes selecionadas de suas trajetórias.
Os documentos apresentados na exposição Ivan Serpa documental 1923-2023 são parte do legado deixado por sua esposa, Lygia Cardoso Ferreira Serpa, documentos sob guarda e preservação do IAC, acervo da família Serpa, do Museu de Arte Contemporânea da USP, da Gustavo Rebello Arte e da coleção do curador.

Livro Barcelona, 1959
Serigrafia s/ papel
Impresso por Enric Tormo
Col. Gustavo Rebello Arte

Composição nº 1, 1957
Nanquim e tipografia de
máquina de escrever s/ papel
Col. Gustavo Rebello Arte
“Foram escolhidos alguns momentos da trajetória do artista, que era multifacetado em seu fazer, principalmente entre os anos 1960 e 1970. O premiado mestre carioca foi o fundador do Grupo Frente, movimento concretista brasileiro, correspondente contemporâneo do renomado Grupo Ruptura, de São Paulo. Cada núcleo guardou suas particularidades e ambos colocaram o Brasil na linha de importantes criadores abstratos do cenário mundial.”
Entre suas conquistas, Ivan ganhou o prêmio Jovem Pintor Nacional na Bienal de São Paulo de 1951. Ele teve uma carreira brilhante e, na década de 1950, recebeu a premiação de Viagem do Salão Nacional, evento importante das artes visuais do Rio de Janeiro. Sua passagem pela Europa entre 1958 e 1959 o influenciou em várias linguagens artísticas, do expressionismo ao figurativo, por vezes carregado de explícito erotismo, além de peças abstratas.
“Assim, esperamos, com a iniciativa do IAC no sentido da perpetuação dessa abalizada memória, louvar e agradecer ao insigne Ivan e sua viúva, Lygia, pela rica parcela com a qual nos brindaram em suas passagens entre nós. Infelizmente, no caso do pintor, foi quase meteórica, mas ainda assim renovadora e de formação no sentido do avanço da história da arte brasileira”
— Hélio Márcio Dias Ferreira
A exposição é uma realização do Instituto de Arte Contemporânea. O educativo é apoiado pelo Instituto Galo da Manhã. As atividades do IAC são amparadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Autor desconhecido
Retrato de Ivan Serpa, s/d
Reprodução fotográfica
Fundo Ivan Serpa — Acervo
Instituto de Arte Contemporânea
© Todos os direitos reservados. Para reivindicar direitos autoriais, entre em contato com o Instituto de Arte Contemporânea.
100 anos de
Ivan Serpa
06/04/2023
Com narração de Marilúcia Bottallo, Diretora Técnica do IAC, o vídeo celebra os 100 anos do artista Ivan Serpa, e conta brevemente sua trajetória artística e de vida.
Ivan Serpa
27/10/2020
O professor Dr. Hélio Dias Ferreira fala sobre o grande mestre Ivan Serpa. Perto do centenário do importante pintor e professor, da modernidade brasileira, este encontro propôs um bate-papo informal com o especialista na sua obra.