Exposição
virtual
Exposição
virtual
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
A exposição “mis piedras — Sergio Camargo” apresentada pelo IAC na plataforma Art Curator Grid, traz ao público uma seleção de imagens fotográficas que apresentam o artista em seus ateliers, seja no contato com a matéria-prima de suas esculturas, seja em processo de reflexão sobre sua produção.
Exposições anteriores
Exposição
vigas-
mestras
outras narrativas
concretas
Curadoria
Academia de Curadoria
Período
6 ago > 3 dez 2021
Artistas na exposição
Hermelindo Fiaminghi
Lothar Charoux
Luiz Sacilotto
Sérvulo Esmeraldo
Willys de Castro
O Instituto de Arte Contemporânea — IAC e o grupo de pesquisa Academia de Curadoria apresentam a exposição "vigas-mestras: outras narrativas concretas" composta por documentos dos fundos de artistas concretistas depositados no Instituto: Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Willys de Castro. A pesquisa, expografia digital, ativação e o material educativo da exposição foi elaborado pela equipe da Academia, formada por pesquisadores dedicados a realizar projetos curatoriais para instituições.
Com um olhar voltado para a recepção crítica desses artistas, os integrantes da Academia de Curadoria mergulharam nesses arquivos sem um recorte investigativo-curatorial a priori. A partir dessa primeira pesquisa, o material foi sendo organizado segundo perspectivas alternativas em relação à historiografia da arte concreta no país, sendo organizado nas cinco mostras que compõem a exposição: “Hermelindo Fiaminghi: O Vento Continua”, “O Rigor da Sensibilidade de Lothar Charoux”, “Sacilotto Expressionista”, “Sérvulo Esmeraldo: um concreto entre eixos” e “Willys e Barsotti: indícios de uma parceria”.
“Durante a pesquisa, notamos como entre as várias histórias contadas por esses fundos havia cruzamentos inéditos e mesmo assuntos caros aos debates contemporâneos do cenário artístico, muitos dos quais ainda pouco ou nada abordados a partir das artes concretas” — Ana Avelar, professora do curso de Teoria Crítica e História da Arte da UnB e coordenadora do grupo.