Exposição
em cartaz

 

A exposição virtual vigas-mestras: outras narrativas concretas traz novos olhares sobre a produção de cinco artistas presentes nos arquivos do IAC: Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Willys de Castro.

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
13837.tif

Exposição

vigas-
mestras

outras narrativas

concretas

Curadoria
Academia de Curadoria

Período

6 ago > 3 dez 2021

Artistas na exposição

Hermelindo Fiaminghi

Lothar Charoux

Luiz Sacilotto

Sérvulo Esmeraldo

Willys de Castro

O Instituto de Arte Contemporânea — IAC e o grupo de pesquisa Academia de Curadoria apresentam a exposição "vigas-mestras: outras narrativas concretas" composta por documentos dos fundos de artistas concretistas depositados no Instituto: Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Willys de Castro. A pesquisa, expografia digital, ativação e o material educativo da exposição foi elaborado pela equipe da Academia, formada por pesquisadores dedicados a realizar projetos curatoriais para instituições.

Com um olhar voltado para a recepção crítica desses artistas, os integrantes da Academia de Curadoria mergulharam nesses arquivos sem um recorte investigativo-curatorial a priori. A partir dessa primeira pesquisa, o material foi sendo organizado segundo perspectivas alternativas em relação à historiografia da arte concreta no país, sendo organizado nas cinco mostras que compõem a exposição: “Hermelindo Fiaminghi: O Vento Continua”, “O Rigor da Sensibilidade de Lothar Charoux”, “Sacilotto Expressionista”, “Sérvulo Esmeraldo: um concreto entre eixos” e “Willys e Barsotti: indícios de uma parceria”.

“Durante a pesquisa, notamos como entre as várias histórias contadas por esses fundos havia cruzamentos inéditos e mesmo assuntos caros aos debates contemporâneos do cenário artístico, muitos dos quais ainda pouco ou nada abordados a partir das artes concretas” — Ana Avelar, professora do curso de Teoria Crítica e História da Arte da UnB e coordenadora do grupo.

5.png
 
...