top of page

Exposição
 

O Instituto de Arte Contemporânea

apresenta exposição histórica de Carmela Gross.

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
CG_pre-carimbos_P1080657.JPG

Carimbo para o convite da exposição Carmela Gross:

Carimbos, Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo, 1978.

Exposição

CARIMBOS

Carmela Gross

A exposição Carimbos traz um importante conjunto da produção de Carmela Gross, que teve o carimbo como meio e linguagem. Produzido ao longo de dois anos, de 1977 a 1978, o processo culminou com a exposição Carmela Gross: Carimbos na galeria Gabinete de Artes Gráficas, em São Paulo.

Das matrizes aos estudos, de materiais gráficos da exposição a obras produzidas no período, a mostra tem a curadoria de Ricardo Resende e exibe mais de 300 itens por meio dos quais é possível compreender o processo de criação e os conceitos por trás da obra.

Curadoria
Ricardo Resende

Abertura

4 fev 2023 > 12h

Período

6 fev > 6 mai 2023

Horários de visitação
terça a sexta-feira
11h às 17h
sábados e feriados
11h às 16h

entrada gratuita

Local

Instituto de Arte Contemporânea

Av. Dr. Arnaldo, 120/126
São Paulo - SP |

acessibilidade-preto.png
gif_carimbos.gif

Carmela Gross

CARIMBOS

1977-78, Arquivos do projeto

CG_CARIMBOS_77-78_arquivos_07.png

Carmela Gross

CARIMBOS

1977-78, Arquivos do projeto

"Uma exposição absolutamente museológica, que revela o que foi pensado e como foi executada a ideia pela artista. Parece mais uma narrativa contada ao longo do tempo de criação. Começa com um estudo de paisagem que, para quem observa o mundo, é de onde vem todas as linhas e formas. Juntou e guardou tudo, desde um pequeno pedaço de papel onde experimentava fazer um rabisco até a conclusão da obra-processo."

(Ricardo Resende)

A coleção, formada pelos carimbos, estudos, materiais gráficos e documentos, será doada ao IAC e, em breve, estará disponível para pesquisa.

Carimbos foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, com o patrocínio do Banco J.P. Morgan. O educativo tem o apoio do Instituto Galo da Manhã.

Programa "O MAC

Encontra os Artistas"

 

12/06/2012

O programa "O MAC Encontra os Artistas" convida artistas a abordarem sua trajetória, com destaque especial para suas obras pertencentes ao acervo do MAC USP.

 

Neste episódio, a artista Carmela Gross fala sobre sua obra.

Sobre os Carimbos

 

Flávio Motta

"Este gesto é um jeito de transmitir um desejo, uma decisão, que mostra como a quantidade , efetivamente, gera uma nova qualidade. A força da repetição, a ordem em cima da mesa, a afirmação, ritmada, obsessiva, esta infiltração da burocracia no território do desenho, dá um novo rumo aos nossos signos ou estígmas [...]"

Leia completo

CARIMBOS

Paradoxical Expression:

A Conversation with

Carmela Gross

 

Flávio Motta

A artista Carmela Gross conversa com a curadora Inés Katzenstein e discute a repetição, a geometria, a arte da ditadura e o significado improvável dos carimbos, em uma entrevista exclusiva para a revista MoMA.

Leia completo

w1siziisiji5mtg2nijdlfsiccisimnvbnzlcnqilcitcmvzaxplidiwmdb4mjawmfx1mdazzsjdxq.jpg
bottom of page
...