top of page

Seminário online

Vigas-mestras: práticas curatoriais em arquivos traz convidados que debatem sobre as potencialidades da utilização de arquivos no campo das artes visuais, além de apresentar as pesquisas realizadas pela Academia de Curadoria no acervo do Instituto de Arte Contemporânea, que resultou na exposição virtual “Vigas-mestras: outras narrativas concretas”.  

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
0.png

Seminário

vigas-mestras:

Práticas curatoriais em arquivos

20, 21 e 22 de
outubro / 2021

Agenda
Webnário
vigas-mestras



Apresentação

de pesquisas no

acervo do IAC

Convidados
Marilucia Bottallo
Curadores 
da ADC


Mediação
Marina Romano

 

20/10 > quarta-feira
16h às 18h


Arquivos

contemporâneos

em debate


Convidados
Fred Coelho
Wisrah Villefort
Orlando Maneschy
Carla Cruz


Mediação
Rachel Vallego


21/10 > quinta-feira
16h às 18h

Conversa com

Mabe Bethônico


Mediação
Ana Avelar
Lucas Alameda


22/10 > sexta-feira
16h às 18h

Para que servem arquivos, quando se pensa em arte? Ou quando se pensa em uma exposição? Realizado no formato virtual, o Webinário "Vigas-mestras: práticas curatoriais em arquivos" ​​ tem o objetivo de refletir sobre a importância dos acervos a partir de experiências com esses documentos para os estudos e práticas do campo das artes visuais. Tanto quanto fonte primária de pesquisa, como material para criação artística, servem de registro da memória e material para a elaboração de novas narrativas. Para isso, pesquisadores e artistas participam de 3 dias de debates, sempre das 16h às 18h.

 

No primeiro dia, 20/10, a doutora em Ciências da Informação e diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, Marilucia Bottallo, abre o evento e conversa com os curadores da Academia, responsáveis pela exposição virtual “Vigas-mestras: outras narrativas concretas”, a partir dos fundos dos artistas Lothar Charoux, Sérvulo Esmeraldo, Willys de Castro, Luiz Sacilotto e Hermelindo Fiaminghi, depositados no IAC. A exposição pode ser visitada pelo site da Academia de Curadoria.

 

No dia 21/10, o professor da PUC-Rio, Fred Coelho – que pesquisou as produções de Jards Macalé, Hélio Oiticica e a Cultura Marginal no Brasil –, o artista e pesquisador Orlando Maneschy – curador da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA –, o artista visual Wisrah Villefort – ganhador da Swiss Arts Council Pro Helvetia Residency Grant –, e a pesquisadora Carla Cruz – diretora de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) discutem conceitualmente suas experiências na mesa “Arquivos contemporâneos em debate”.

 

Já no dia 22/10, a renomada artista visual, professora e pesquisadora Mabe Bethônico, que atualmente vive e trabalha entre o Brasil e a Suiça, apresenta uma fala inédita sobre seu trabalho a partir de arquivos de instituições como museus e escolas. Trabalhando com camadas de material histórico e de ficção, ela questiona a organização do conhecimento ao narrar processos de pesquisa.

 

O evento é gratuito e pode ser assistido no canal da Academia de Curadoria, no YouTube. Haverá emissão de certificados para os interessados.

Mais informações:

www.academiadecuradoria.com.br

5.png
bottom of page
...