Seminário online

Jorge Wilheim (1928-2014) propõe em seus livros “Tênue Esperança no Vasto Caos” e “O Caminho de Istambul”, teses para superar o presente caos, uma hipótese pela qual valeria a pena trabalhar: a da construção de um novo ciclo humanista. Otimista e visionário, ele vislumbra, duros desafios para humanidade e reconhece fortes indícios para um renascimento do século XXI.  

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Pinterest
DBA_wilheim©romulo-fialdini.jpg

© Romulo Fialdini

Seminário

Jorge Wilheim:

Tênue Esperança no Vasto Caos

23/04/2021

Sexta-feira > 10-12h30

Jorge Wilheim, 1975
Jorge Wilheim, 1975

© Dulce Carneiro

press to zoom
Jorge Wilheim, 1975
Jorge Wilheim, 1975

© Dulce Carneiro

press to zoom
1/1

Apresentação

Marilucia Bottallo 

(diretora técnica IAC)

 

Boas vindas

Raquel Arnaud

(presidente IAC)

 

Conceito 

Ana Maria Wilheim 

(socióloga)

 

Mediação

Guilherme Wisnik

(escritor, arquiteto, Prof. FAU USP)

​​

Convidados 

 

Angélica Alvim

(arquiteta, urbanista, diretora FAU Mackenzie)

Alberto Paranhos

(economista urbano, IPPUC)

Nabil Bonduki

(arquiteto, urbanista, Prof. FAU USP)

Olgária Matos

(filósofa, escritora, Profª. USP e Unifesp)

Mais informações:

cursos@iacbrasil.org.br

  • YouTube

Transmissão ao vivo do seminário no canal do Instituto de Arte Contemporânea, no YouTube.

“A sociedade está profundamente mergulhada em um período de transição da história e, consequentemente, está iniciando um novo ciclo de “enciclopedismo”, recorrente na história do pensamento, exigindo a redefinição de conceitos essenciais. O fim de século em que vivemos, embora dramático, quando não trágico, em suas manifestações mais violentas, é também um ambiente propício e desafiador para a criatividade mais radical.” (J.W.)

Debate sobre o proto renascimento do Século XXI

 

O Instituto de Arte Contemporânea apresenta o seminário "Jorge Wilheim:Tênue Esperança no Vasto Caos", evento que marca a chegada do acervo pessoal do arquiteto e urbanista a compor a coleção do IAC.

 

O seminário tem como objetivo dar visibilidade às teses sobre o futuro das cidades no século XXI e apresentar o pensamento de Jorge Wilheim como planejador urbano, tendo como base suas publicações — “O caminho de Istambul” em seu apêndice “Nosso fecundo fim-de-mundo” e “Tênue Esperança no Vasto Caos – Questões do Proto-Renascimento do Séc. XXI”. 

 

Neste contexto de pandemia mundial, compreendemos a importância de promover uma discussão a partir das teses de Wilheim sobre o futuro das cidades, elaboradas durante a Conferência de Istanbul da ONU nos anos 1990 e aprofundadas em publicação no início dos anos 2000.

 

Com sua visão estratégica e extrema sensibilidade, se estivesse presente, ele certamente estaria contribuindo com a gestão pública com propostas de enfrentamento perante essa complexa situação que estamos vivemos.

 

O debate contará com a participação de interlocutores que vivenciaram com Jorge Wilheim momentos importantes de sua trajetória, são eles: a Profa. Dra. Angélica Alvim, arquiteta e urbanista, diretora da FAU Mackenzie; o economista urbano e assessor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Alberto Paranhos; o arquiteto, urbanista, professor da FAU USP e gestor público, Prof. Dr. Nabil Bonduki; e a filósofa, escritora, Profa. Dra. Olgária Matos, professora de filosofia na USP e na UNIFESP. O seminário será conduzido pelo arquiteto, escritor e Prof. Dr. da FAU USP, Guilherme Wisnik, que assinou a curadoria da exposição “Conversas na Praça: o urbanismo de Jorge Wilheim”, realizada pelo SESC SP na unidade Consolação em 2019.

_________

"Jorge Wilheim: Tênue Esperança no Vasto Caos" foi concebido pela socióloga e responsável pelo projeto "Legado Jorge Wilheim", Ana Maria Wilheim, em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea. 

Construção e Lançamento do Anhembi Parque,1967

 

A história de como tudo começou! Desde o projeto até a construção e as primeiras feiras do Complexo Anhembi de Eventos.

Jorge Wilheim no programa Roda Viva

4/02/2013

 

Arquiteto e urbanista fala sobre os problemas urbanísticos de metrópoles como São Paulo e os rumos da arquitetura no Brasil e no mundo.

 
...